No Centro Clínico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, um novo estudo demonstrou a eficácia da acupuntura para combater a dor e o enrijecimento articulares de pacientes que sofrem de câncer de mama e são tratadas com terapia hormonal.
Esses sintomas são efeitos colaterais comuns e afetam cerca de 50% das mulheres que fazem o tratamento à base de inibidores da aromatase, substâncias que bloqueiam a sintetização do estrogênio.
– Como os inibidores de aromatase se tornaram uma opção muito popular e eficaz para algumas pacientes de câncer de mama, nosso objetivo foi encontrar uma opção não medicamentosa para combater os efeitos colaterais e aumentar a qualidade de vida. Além disso, por causa das dores, muitas abandonam o tratamento – afirma o médico Dawn Hershman, principal autor do estudo e vice-diretor do Programa de Câncer de Mama do Herbert Irving Comprehensive Cancer Center do New York-Presbyterian Hospital.
No estudo, 43 mulheres foram divididas em dois grupos, sendo que uma parte foi submetida à verdadeira acupuntura, enquanto a outra recebeu uma técnica falsa, duas vezes por semana, por seis meses. No segundo caso, o objetivo foi medir o efeito placebo. Todas as que receberam o tratamento real relataram melhorias significativas nas dores e na qualidade de vida. Já as mulheres do grupo de controle não perceberam nenhuma mudança.
Fonte: www.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário