Av. Júlio Assis Cavalheiro, 900
Centro - Francisco Beltrão - PR
Sala 301 - 3º andar - Ed. Millenium
Celular: (46) 3523-0648
E-mail: acuponto@hotmail.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

NEUROMODULADORES - Os 5 pontos mais importantes na acupuntura

Dentre as centenas de pontos utilizados na acupuntura, cinco se destacam pela riqueza de características, funções e indicações. São eles: IG4, F3, E36, BP6 e PC6. Estes pontos podem perfeitamente serem massageados na ausência de agulhas paras as indicações descritas abaixo:

IG4 - Indicações: antifebril, liberta o calor, dor de garganta, sudorese, facilita o trânsito do estômago para o intestino, age sobre toda a cabeça e face, dor abdominal, urticária, depressão, mania, dor e paralisia dos membros superiores, artrite temporomandibular, dores oculares, paralisia facial, faringite, constipação nasal, rinite, dor de dente.  






F3 - Indicações: Incontinência urinária, convulsão em crianças, constipação intestinal, menstruações irregulares, uretrite, enurese, hipertensão arterial, epilepsia, insônia, olhos vermelhos, e inflamados, hemorragia uterina, agitação, raiva, irritabilidade, paralisia cerebral, gastrite nervosa, glaucoma.




E36 - Indicações: Gastrite aguda e crônica, úlcera gástrica e duodenal, enterite, pancreatite aguda, indigestão, estado de choque, fraqueza geral, anemia, alergia, hipotensão, icterícia, convulsão, asma, enurese, afecções do sistema reprodutor, dor e distensão abdominal, náusea, vômito, dificuldade de urinar, palpitação, mania e depressão, gritos histéricos.



 BP6 - Indicações: Plenitude no tórax e abdome, dor no escroto, amenorréia, menstruações irregulares, edema nas pernas, disúria, enurese noturna, ejaculação precoce, impotência sexual, astenia mental, afecções do sistema reprodutor, trabalho de parto difícil, infertilidade da mulher, diarréia, tontura, desmaio, insônia, palpitação, estupor, preocupação, tristeza, choros, amnésia. Não estimular este ponto em gestantes pois pode provocar aborto.

PC6 - Indicações: Dor e mal estar no coração, plenitude no tórax, gastralgia, náuseas, vômitos, histeria, epilepsia, insônia, angina no peito, palpitações, hipertireoidismo, convulsão, dor associada à cirurgia, esquizofrenia, todas as desordens mentais, cervicalgia com mal estar torácico.

terça-feira, 17 de maio de 2011

DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES

1. De que material são feitas as agulhas, qual seu tamanho, e são descartáveis?
 As agulhas são em aço, esterelizadas e descartáveis. As mais utilizadas são
0,15 x 15mm
0,18 x 8mm
0,20 x 30mm
0,20 x 40mm
0,25 x 40mm
0,25 x 50mm
0,30 x 75mm



 

2. Onde estão localizados os pontos de acupuntura?
Os pontos de acupuntura são conhecidos milenarmente e estão localizados por todoo corpo. Eles seguem o trajeto do meridiano.
Num mesmomeridiano pode-se ter pontos localizados na cabeça e nos pés.






3. Em qual posição o paciente é tratado pela acupuntura?
É necessária uma posição confortável e relaxada. Normalmente em decúbito dorsal ou ventral, mas também lateral quando necessário. Quando o tratamento envolve a zona abdominal e dorsal, o paciente é reposicionado quando concluído o tratamento em uma das zonas.





4. Acupuntura dói? Qual a sensação com a introdução da agulha?
Não, é indolor. Logo que a agulha é introduzida no ponto de acupuntura e manipulada, o paciente sente uma sensação característica, chamada de Qi, parecida com um pequeno choque, muito importante para o tratamento. Esta sensação não pode ser reproduzida em todos os pontos e pode variar em cada paciente.



5. Quantas agulhas são usadas durante a sessão?
Em geral são usadas de 10 a 20 agulhas, podendo ser mais ou menos. Há uma frase entre os acupunturistas que diz: O melhor acupunturista é aquele que trata o paciente com o menor número de agulhas e com a maior eficácia.
 

6. Qual tempo, a duração do tratamento e o intervalo entre as sessões?
De 20 a 30 min. A duração do tratamento é uma variável que leva em consideração a doença a ser tratada e a resposta do paciente. Em alguma patologias é necessária mais de uma sessão por dia. Em outros casos, é feita uma manutenção do tratamento com vários dias de intervalo levando sempre em consideração a resposta ao tratamento.


7. Qual a sensação após uma sessão de acupuntura?
Os pacientes sentem-se mais tranquilos, com sensação de bem estar e leveza no corpo após a sessão. Durante a aplicação das agulhas, muito raramente podem ocorrer, em pacientes ansiosos, medrosos, ou cansados, reações como lipotimia, tontura, náusea, visão escura, suor frio, mão e pés frios.

8. Existe alguma recomendação após as sessões?
O paciente não deve fazer imediatamente após a sessão:
- relações sexuais
- molhar os pontos estimulados
- tomar bebidas alcoólicas
- irritar-se
- trabalhos pesados
- comer excessivamente
- permanecer faminto ou com sede

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO

- Mantenha-se em movimento. Levante-se e receba seu cliente. Execute alguns de seus trabalhos em pé, como por exemplo, a leitura;
- Cuidado com sua postura. As dores costumam a aparecer após algum tempo depois da persistência da postura errada;
- Cuidado com sua alimentação. Geralmente as opções durante o intervalo de trabalho não são nutritivas e oferecem calorias além da dieta ideal.
- Faça suas refeições na mesa. Não faça sua refeição paralelamente ao uso do computador. Preste atenção na mastigação.
- Não deixe de tomar café da manhã. Frutas, sucos, cereais, ou pães integrais, leite ou iogurte desnatado, permitem uma maior disposição e consequentemente um maior rendimento no trabalho.
- Não exagere no almoço. O excesso de comida vai lhe causar sono e preguiça.
- Faça pequenos lanches entre as refeições a fim de manter o metabolismo em funcionamento. De 3 a 4 horas é o ideal. Com isso você estará ingerindo menos calorias no almoço e no jantar.
- Coma os carboidratos em quantidade pequena para evitar a fraqueza pós prandial pela liberação de insulina no sangue, gerando hipoglicemia e acúmulo de gordura abdominal.
- Dê preferência aos carboidratos integrais como pães, arroz, batata, massas. Com isso haverá diminuição da necessidade da ingestão de doces.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AURICULOTERAPIA

    A auriculoterapia é uma especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares. Este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter funcional, enfermidades de caráter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia, insônia, dor, etc. A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na China.
    O método de tratamento tem sido muito desenvolvido durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intradérmicas, à utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até a prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo. Seu uso demonstra resultados excelentes, e os pontos são selecionados conforme a necessidade de cada paciente. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.