O nível de estresse do brasileiro cresce 75% nas últimas seis semanas do ano. Os dados são de pesquisa da International Stress Management Association Brasil (Isma-BR), associação voltada para o estudo do estresse. A análise foi realizada com 678 pessoas de Porto Alegre e São Paulo. Trânsito, sobrecarga de trabalho, organizar as festas e até mesmo compras de Natal fazem do mês de dezembro uma fase agitada.
São quando aparecem sintomas como dores de cabeça, no corpo, aumento da pressão arterial e ansiedade, além do consumo excessivo de álcool e comida.
São quando aparecem sintomas como dores de cabeça, no corpo, aumento da pressão arterial e ansiedade, além do consumo excessivo de álcool e comida.
Para evitar o estresse, é fundamental planejar todas as atividades para o fim do ano e respeitar o próprio limite. É importante dormir, se alimentar bem, fazer atividades físicas e não abusar do álcool e, além disso, estabelecer prioridades para as tarefas.
Existem muitas maneiras para se combater esse inimigo e seus sintomas desagradáveis.
Uma técnica terapêutica utilizada para a luta contra o estresse é a acupuntura. A técnica milenar chinesa se mostra muito eficaz no combate ao estresse porque atua diretamente no relaxamento dos músculos e nervos do organismo. Além do estresse, a acupuntura funciona muito bem em outros tipos de tratamentos nervosos como depressão, insônia e Síndrome do Pânico, entre outras. Além da acupuntura sistêmica (feita no corpo inteiro), a auricular (no pavilhão auditivo), a eletroacupuntura (feita com corrente elétrica), Hai Hua (realizada com corrente elétrica sem o uso de agulhas) e a escalpiana (agulhas só no couro cabeludo) também são utilizadas.