Av. Júlio Assis Cavalheiro, 900
Centro - Francisco Beltrão - PR
Sala 301 - 3º andar - Ed. Millenium
Celular: (46) 3523-0648
E-mail: acuponto@hotmail.com

sábado, 30 de outubro de 2010

ESTRESSE

     O nível de estresse do brasileiro cresce 75% nas últimas seis semanas do ano. Os dados são de pesquisa da International Stress Management Association Brasil (Isma-BR), associação voltada para o estudo do estresse. A análise foi realizada com 678 pessoas de Porto Alegre e São Paulo. Trânsito, sobrecarga de trabalho, organizar as festas e até mesmo compras de Natal fazem do mês de dezembro uma fase agitada.
      São quando aparecem sintomas como dores de cabeça, no corpo, aumento da pressão arterial e ansiedade, além do consumo excessivo de álcool e comida.
      Para evitar o estresse, é fundamental planejar todas as atividades para o fim do ano e respeitar o próprio limite. É importante dormir, se alimentar bem, fazer atividades físicas e não abusar do álcool e, além disso, estabelecer prioridades para as tarefas.
      Existem muitas maneiras para se combater esse inimigo e seus sintomas desagradáveis.
      Uma técnica terapêutica utilizada para a luta contra o estresse é a acupuntura. A técnica milenar chinesa se mostra muito eficaz no combate ao estresse porque atua diretamente no relaxamento dos músculos e nervos do organismo. Além do estresse, a acupuntura funciona muito bem em outros tipos de tratamentos nervosos como depressão, insônia e Síndrome do Pânico, entre outras. Além da acupuntura sistêmica (feita no corpo inteiro), a auricular (no pavilhão auditivo), a eletroacupuntura (feita com corrente elétrica), Hai Hua (realizada com corrente elétrica sem o uso de agulhas) e a escalpiana (agulhas só no couro cabeludo) também são utilizadas.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Paralisia Facial

A paralisia facial periférica (PFP) é uma condição de saúde que angustia o paciente, levando-o muitas vezes, a exames desnecessários, caros e até mesmo a tratamentos inapropriados.
Várias são as doenças que podem afetar a função do nervo facial, são elas: diabetes, (HIV), doença de Lyme, fraturas do osso temporal, tumores da parótida e do ângulo ponto-cerebelar, otite média, herpes zoster oticus (síndrome de Ramsay Hunt), sarcoidose, eclâmpsia, amiloidose e a Síndrome de Guillain-Barré. A mais comum, que ocorre em 60-80% dos casos é a Paralisia de Bell, que e é diagnosticada após a exclusão de todas as etiologias possíveis.
No tratamento da paralisia facial periférica, a acupuntura visa o processo de recuperação da funcionalidade dos músculos faciais acometidos pela lesão do nervo facial, onde podemos acrescentar a eletroestimulação, devolvendo ao paciente a expressão natural de sua face.